top of page

Último dia para participantes do RS se inscreverem no Encceja 2024

  • Foto do escritor: PRONAE
    PRONAE
  • 6 de mar.
  • 2 min de leitura

Aqueles que tiveram a justificativa de ausência na edição de 2023 reprovada terão isenção da taxa de ressarcimento de R$40


Publicado em 24/05/2024 17h03


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra, às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 24 de maio, o período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 para as pessoas que residem no Rio Grande do Sul (RS).


  • Os participantes do RS que tiveram a justificativa de ausência na edição de 2023 reprovada terão isenção da taxa de ressarcimento de R$40 para realizar a inscrição no Encceja 2024. A medida excepcional foi tomada em virtude das enchentes que ocorrem no estado.


As inscrições, bem como as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social devem ser feitas no Sistema Encceja. O Inep aplicará as provas no dia 25 de agosto.


Novas datas – Com a alteração no cronograma, os participantes do RS devem ficar atentos às demais datas. O resultado dos pedidos de atendimento especializado será divulgado no dia 31 de maio. Em caso de reprovação do pedido, o participante do RS poderá solicitar recurso entre os dias 3 e 7 de junho e deverá inserir novo documento que comprove a necessidade do atendimento especializado. O resultado dos recursos sobre os pedidos de atendimento especializado estará disponível a partir do dia 12 de junho.


Encceja – Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.


As secretarias de Educação e os Institutos Federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.


O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.


Assessoria de Comunicação Social

 
 
 

Comentários


© 2025 PRONAE - Programa Nacional de Assistência ao Ensino.

Todos os direitos reservados.

bottom of page