top of page

Prazo para pedir reaplicação do Encceja vai até 30/8

  • Foto do escritor: PRONAE
    PRONAE
  • 6 de mar.
  • 2 min de leitura

Opção de fazer a prova em nova data vale apenas para situações previstas no edital. Solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Encceja


Publicado em 26/08/2024 19h25


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá os pedidos de reaplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 até a próxima sexta-feira, 30 de agosto. A reaplicação é voltada aos participantes que tiveram problemas logísticos no domingo, 25 de agosto, ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação, conforme prevê o edital. As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Encceja.


  • A reaplicação ocorrerá nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou Sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL): 15 e 16 de outubro.


Em casos de doenças infectocontagiosas, é necessário apresentar o documento comprobatório, com o nome completo do participante, diagnóstico, código da Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do profissional responsável, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente. O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. Cabe ressaltar que os casos serão analisados individualmente.


Incidentes logísticos – Para pedir a reaplicação por problemas logísticos, é necessário que o participante se enquadre nas situações previstas no edital do Encceja 2024. Desastres naturais ou falta de energia elétrica que tenham prejudicado a aplicação do exame, por exemplo, são alguns dos contextos que permitem a solicitação. Nessas situações, a pessoa deverá descrever o que aconteceu, por meio do Sistema Encceja. O Inep também receberá documentos que comprovem o ocorrido e analisará cada caso.


Justificativa de ausência – Quem faltou à aplicação das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscreveu – por motivos que não constam no edital – não poderá solicitar a reaplicação e deverá justificar a ausência, caso pretenda fazer a próxima edição do exame gratuitamente.


Encceja – O exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio. Realizado pelo Inep desde 2002, possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.


As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.


O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.


Assessoria de Comunicação Social

 
 
 

Comentários


© 2025 PRONAE - Programa Nacional de Assistência ao Ensino.

Todos os direitos reservados.

bottom of page