top of page

Divulgado resultado dos pedidos de reaplicação

  • Foto do escritor: PRONAE
    PRONAE
  • 6 de mar.
  • 2 min de leitura

Provas serão reaplicadas dias 18 e 19 de outubro, para participantes que buscam a certificação para o ensino fundamental e médio, respectivamente


Publicado em 19/09/2022 16h22


O resultado das solicitações de reaplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 está disponível no Sistema Encceja. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a análise das solicitações nesta segunda-feira, 19 de setembro.


A reaplicação ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro, para os participantes que buscam a certificação para o ensino fundamental e médio, respectivamente. As provas acontecerão nos turnos da manhã e da tarde. Vale ressaltar que o participante que solicitou reaplicação fará a prova no turno correspondente ao prejuízo logístico comprovadamente aprovado.

A reaplicação é direcionada ao participante afetado por problemas logísticos ocorridos durante as provas regulares ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas citadas no edital do exame, desde que tenha solicitado a reaplicação e a análise dos documentos comprobatórios enviados seja aprovada.


O Encceja 2022 foi aplicado no dia 28 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal, para mais de 547 mil pessoas. Os participantes que buscam a certificação do ensino fundamental são avaliados em ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. Para o ensino médio, são verificados os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias.


Encceja — A participação no Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. As provas obedecem aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação para os níveis educacionais, avaliando competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.


Assessoria de Comunicação Social

 
 
 

Comentários


© 2025 PRONAE - Programa Nacional de Assistência ao Ensino.

Todos os direitos reservados.

bottom of page